//Importação para pequenas empresas

Importação para pequenas empresas

Dá para fazer importações para pequenas empresas em quantidades menores ou só as indústrias gigantes podem conseguir isso?

Os gestores dos pequenos negócios deixam de importar por acreditarem que não é uma atividade para aqueles que são considerados menores, mas isso é um grande equívoco.

Pequenas e médias empresas podem comprar e vender internacionalmente, ainda que seja em menor escala (como uma caixa ou um pallet, por exemplo).

Para que isto ocorra basta uma mentalidade disposta a interagir com outros mercados e o acompanhamento de profissionais especialistas no tema para proporcionar maior segurança no desenvolvimento da operação de compra ou venda internacional.

Pequenas e médias empresas podem comprar e vender internacionalmente

Você também já deve ter se perguntado se realmente pequenas empresas conseguem importar e se compensa fazer isso.

Como dissemos no início deste artigo, e como afirma o CEO da Wex Brazil, Brasil Fernando Campanhã, é possível sim, realizar pequenas importações com vantagem financeira da China, Argentina, Índia e outros países, de diversos fornecedores de cada país, juntar tudo em uma mesma carga e trazer para o Brasil, viabilizando todo o processo e os custos envolvidos.

O comércio exterior não é exclusivo para as grandes empresas. Um dos maiores mitos que existem é achar que para importar ou exportar o empresário precisa comprar ou vender no mínimo um container. É perfeitamente possível você importar ou exportar uma quantidade menor, seja uma caixa ou um pallet, por exemplo.

Claro que  quanto maior for a quantidade menor serão os custos de transporte, frete e outras despesas que envolvem o processo formal de importação ou exportação. Então, por este motivo muitos preferem grandes quantidades para o rateio ser mais favorável. Essa diferença normalmente é convertida em uma maior margem de lucro para a empresa ou um preço mais competitivo para os clientes.

Uma alternativa mais favorável para os pequenos negócios, é realizar as importações ou exportações trimestralmente  ao invés de vários processos pequenos e mensais. Dessa forma, com uma boa programação nos estoques e uma gestão inteligente é possível fazer suas operações reduzindo custos dentro da sua realidade.

Esta é apenas uma das opções, existem outras, como compras ou vendas coletivas (via cooperativa ou pequenos grupos). Neste caso, os concorrentes diretos (sim, concorrentes diretos se unem com o mesmo propósito: entrar em um mercado para comprar ou vender aquilo que sozinho não seria possível) e os concorrentes indiretos (produtos similares, mas não substitutos) que se apoiam para conseguir barganhar no preço no caso das importações, ou reduzir os custos de exportação no caso daqueles que são exportadores.

Estas são excelentes alternativas para o pequeno empresário conseguir fazer parte de um mercado global. Mas para isso é preciso que a mentalidade do gestor seja aberta e madura, para poder aceitar sair da visão comum e enxergar o mundo como possibilidade. Afinal, é preciso lembrar que uma empresa que atua internacionalmente seja comprando ou vendendo, é bem vista no mercado interno por proporcionar inovação, qualidade, competitividade, por estar diretamente ligada ao que acontece nos mercados internacionais. Se ela for importadora terá condições de buscar produtos com mais qualidade e preços mais competitivos para oferecer ao mercado interno. Se ela for uma exportadora diversificará o seu mercado, não sendo tão vulnerável às oscilações brasileiras, além de aprender com o seu cliente internacional podendo aplicar este conhecimento ao mercado interno também.

Portanto, comércio exterior é para todos. Basta querer e enfrentar os desafios. Trabalhar com profissionais com experiência e boa referência para evitar erros no processo, multas e perdas.

Você quer saber se sua empresa está pronta para começar a importar, mesmo em pequenos volumes? Clique aqui e envie uma mensagem agora mesmo, nosso time está pronto para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas sobre como encontrar fornecedores, documentação, prazos, custos e logística.

Faça uma simulação gratuita


Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *