//Dúvidas sobre certificações? Neste artigo iremos mostrar como resolver Anvisa e outras.

Dúvidas sobre certificações? Neste artigo iremos mostrar como resolver Anvisa e outras.

A fim de garantir conformidade com as leis de importação e exportação no Brasil, a necessidade de contar com a assistência de uma importadora ou exportadora pode ser constatada por meio de suas certificações.

Você sabe quais as certificações que uma empresa deve ter para realizar operações de importação ou exportação no Brasil?

Abaixo, listamos as principais. Confira!

Toda operação de despacho aduaneiro deve ser processada no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

RECEITA FEDERAL
Toda operação de despacho aduaneiro deve ser processada no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

Contudo, para processar uma operação de exportação ou importação de mercadorias por meio do Siscomex, a empresa deve providenciar junto a secretaria da Receita Federal do Brasil sua habilitação para operação no sistema e o credenciamento de seus representantes para a prática de atividades relacionadas ao despacho aduaneiro.

OEA
OEA (Operadores Econômicos Brasileiros Autorizados) consiste na certificação dos intervenientes da cadeia logística que representam baixo grau de risco em suas operações, tanto no que se refere a segurança física da carga, quanto ao cumprimento de suas obrigações aduaneiras.

ANVISA
O certificado de boas práticas de distribuição e armazenagem da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tem como objetivo certificar que os produtos transportados e armazenados por uma empresa, tanto nacionais quanto importados, estejam de acordo com as regulamentações do Ministério da Saúde.

IATA
A IATA, do português Associação Internacional de transportes aéreos, é um órgão internacional criado para garantir que as companhias aéreas possuam um serviço de transporte seguro, delimitando diretrizes e regras para tal. Para ser um agente logístico certificado pela IATA, a empresa deve comprovar que possui estrutura e equipe adequadas para o manejo de carga aérea de acordo com os regulamentos do órgão.

IBAMA
Empresas que realizam o manuseio e transporte de produtos perigosos, como químicos, explosivos e corrosivos, precisam de obter uma Autorização Ambiental para transporte de produtos perigosos, documento obrigatório para transporte marítimo e interestadual(terrestre e fluvial), emitido pelo IBAMA.

Conselho Federal de Farmácia
Para realizar o transporte de produtos farmacêuticos, é necessário obter a certificação emitida pelo Conselho Federal  de Farmácia, que atesta a capacidade da empresa em oferecer as condições ideais de transporte para esse tipo de mercadoria.

Conte com a Wex Brazil para agenciar suas cargas!

Com alguns anos de experiência no mercado de comércio exterior, possuímos todas as certificações necessárias para realizar o transporte seguro e lícito das suas mercadorias. Seja qual for a sua demanda, conte com a nossa equipe para o desenvolvimento de soluções ágeis e competitivas de importação e exportação.

Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail uma simulação personalizada, nosso time está pronto para lhe ajudar a conquistar o mercado internacional


Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *