//Quando exportar pode ser um bom negócio?

Quando exportar pode ser um bom negócio?

É muito provável que um dia você tenha se perguntado: Será que vale a pena exportar? Faturar em Dólar, Euro, Dinar, Franco, pode ser um bom negócio para minha empresa ou todo o trâmite que gera o processo de exportação faz não valer a pena?

Comece a faturar em moeda extrangeira. Saiba como adequar a sua empresa para exportação.
Novo governo aumenta as possibilidades de exportação.

Descubra agora se o comércio exterior é ou não um bom negócio para você começar a trabalhar.

Exportar gera aumento de vendas.

Vender seu produto fora do país não pode ser apenas um sonho. Ao iniciar esse tipo de transação, a empresa tem acesso a novos mercados e clientes. Crescimento da produtividade, aumento da competitividade, incentivos fiscais diferenciados e diversificação de mercados.

A exportação, afirma Brasil Fernando Campanhã, CEO da Wex Brazil, deve estar na agenda do empreendedor e, principalmente, fazer parte do planejamento estratégico.

E no Brasil não faltam programas e entidades para incentivar e ajudar as empresas a exportar ou importar, para a China, Índia, USA, Europa e outros países. E é justamente isso que têm feito 67 negócios brasileiros começarem o ano de 2019 embarcando rumo ao Chile e à Argentina – sendo que 49 estão pela primeira vez fazendo negócios fora do país. Isso é um grande indício de que esse é um bom mercado a se explorar.

Fabricantes de cerveja, mel, açaí, paçocas, produtos naturais, polpas de fruta, cachaça, produtos químicos, balanças de precisão, pneumáticos, peças fundidas, cosméticos, são algumas das empresas que se preparam para começar o ano em crescimento internacional.

Mas para que o comércio exterior seja realmente benéfico à empresa — na forma de ganho de escala ou de aumento de faturamento, por exemplo —, é necessário planejar com antecedência e nada melhor do que escolher uma empresa com experiência e expertise no assunto, como é o caso da Wex Brazil, para começar a se preparar para lhe auxiliar nesse processo.

Como encontrar compradores para sua produção

Trades como a Wex Brazil participam de “bancos de negócios”, que reúnem o ecossistema de clientes, fornecedores, prestadores de serviços, órgãos públicos e profissionais da cadeia de valor da indústria e da economia, diminuindo as barreiras de negociação entre produtores e compradores em quase qualquer parte do mundo.

“Se sua empresa produz algo de valor, nós podemos encontrar quem queira comprar – o Brasil tem vantagens sobre outros países exportadores”

Para quem quer começar

-Verifique as contas da empresa. Faça um planejamento para ver se a exportação é uma realidade para seu negócio. É preciso verificar se você tem capital para investir em pessoas, melhorias de processos e gestão de vendas.

-Verifique se sua empresa tem capacidade ociosa ou dinheiro para investir no aumento da produção.

-Pense na imagem da sua empresa lá fora, colocando o site traduzido em inglês ou na língua do país que a empresa deseja exportar.

-Treine os canais de atendimento e vendas da empresa para atender e se relacionar com estrangeiros. Ou seja, você terá que contar com um time que domina outros idiomas.

-Contrate um profissional de comércio exterior para analisar as oportunidades de exportação.

-Prepare o material de apresentação da sua empresa também em outros idiomas. Inclusive o seu cartão de visitas. O ideal é contar com um tradutor para personalizar seu material, ao invés de usar tradutores da internet.

-Os produtos exportados têm isenção de alguns impostos, como IPI, ICMS, PIS/Cofins, entre outros. Consulte seu contador para calcular o preço do seu produto sem esses impostos.

-Simule o preço da exportação do seu produto. O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços tem um serviço eletrônico que pode te ajudar nessa missão. (www.simuladordepreco.mdic.gov.br)

-Aprenda sobre o International Commercal Termas  ou Termos Internacionais de Comércio, ou, Inconterm. Que são regras que servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador.

Você pode realizar todo esse processo contratando profissionais e estudando sobre o assunto, ou terceirizar tudo com uma Trade de comércio exterior, como a Wex Brazil. Assim você continua focado na produção e a empresa parceira cuida de todo processo burocrático.

Quando você estiver pronto para exportar, o que fazer

-Encontrar um mercado potencial para o seu produto, como citamos no início deste artigo ou através da Apex, que pode lhe ajudar nessa missão com o mapa estratégico de mercados e oportunidades comerciais para exportação brasileira.

-Analisar se o país que é alvo para seu negócio não passou por crise econômica ou políticas que podem acabar gerando problemas no processo de exportação.

-Verificar se o Brasil não tem um acordo comercial com o país que vai comprar seu produto. Caso sim, o processo de exportação será ainda mais fácil.

Ou você pode entrar e começar fazendo uma simulação de exportação, gratuitamente, com nossos especialistas, preenchendo o formulário abaixo. Nossos consultores vão analisar a sua intenção e lhe darão todos os passos para que seu sonho de faturar em moeda estrangeira se torne realidade.